quarta-feira, março 08, 2006

Como eu gosto de me manter informado

Pudim de espargos, peixe assado, regado com vinho Pera-Manca, branco e tinto, e, a finalizar, uma sobremesa de papo-de-anjo com frutas fazem a ementa presidencial do banquete que o novo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, irá oferecer na quinta-feira no Palácio de Queluz, na Sala dos Espelhos, finda a cerimónia solene de tomada de posse na Assembleia da República.



O repasto é marcado por um detalhe curioso: a marca Pera-Manca foi relançada em 1990, época em que Henrique Granadeiro, ex-chefe da Casa Civil de Ramalho Eanes, era o presidente da Fundação Eugénio de Almeida, produtora do vinho. Hoje é apontado como um dos nomes para presidir à Portugal Telecom.

Todo o ritual do banquete será coordenado pela equipa do Presidente eleito e estará a cargo quer do protocolo de Estado, quer dos serviços do Palácio de Belém, que estão mobilizados para não haver falhas: a sala foi medida, para equacionar o número de mesas e fazer a sua distribuição, mas só quinta-feira tudo estará alinhado. Até porque, só nessa altura se terá a lista oficial final dos comensais.

Nestes casos, o Protocolo tem preparado o chamado ‘plano B’ para eventuais alterações de última hora, de forma a passarem despercebidas das altas individualidades presentes no repasto. As loiças já estão escolhidas: o serviço oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Vista Alegre com a representação das armas de Portugal.

Para os arranjos florais haverá um conjunto de peças da bachela da Casa Real. O banquete está a cargo da equipa que presta serviço no restaurante do Parlamento.

Na Sala dos Espelhos, a distribuição de mesas será feita em forma de pente. Isto é, haverá uma mesa rectangular principal onde se sentará ao centro o Chefe de Estado, com a esposa, Maria Cavaco Silva, à sua esquerda, e Maria José Ritta, esposa de Jorge Sampaio, à direita. O Presidente cessante sentar-se-á, por sua vez, ao lado de Maria Cavaco Silva.

A mesa central ‘prolonga-se’, depois, por dois braços de quatro mesas, em princípio, redondas. E todas terão um número par de comensais, como mandam as regras.

Ontem, desconhecia-se ainda o número definitivo de convidados estrangeiros que irão estar presentes no banquete. Nessa cerimónia, Cavaco irá condecorar Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade.

"VINHOS MUITO PESADOS"

O crítico de vinhos João Paulo Martins diz que o ‘Pera-Manca’ tinto e branco é uma má escolha face à ementa prevista. “Parece-me uma escolha apressada, pois são vinhos muito violentos, muitos pesados para acompanhar pudim de espargos e peixe assado.”

O crítico destacou ainda o alto teor alcoólico do branco e o elevado preço comercial do tinto (65 euros por uma garrafa colheita 2001 ) face às características que apresenta. Em alternativa sugere outros alentejanos: “Esporão ou até um Cartuxa”.

Fonte: CM

1 comentário:

Isabel Da Rocha disse...

Eu adoro papos-de-anjo!! São tão docinhos!!